Gestão das instituições de educação infantil: dilemas da prática

Autores

  • Laeda Bezerra Machado Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v21i0.3938

Palavras-chave:

Satisfação. Atendimento. Supermercado. Consumidor.

Resumo

Este artigo apresenta alguns dos principais dilemas da gestão escolar em instituições públicas de Educação Infantil no município do Recife-PE. O texto resulta de uma pesquisa, de caráter qualitativo, que envolveu 10 (dez) gestoras de instituições de educação infantil da rede municipal. As profissionais foram ouvidas por meio de entrevista semiestruturada. O corpus, analisado com apoio da técnica de análise de conteúdo, indicou como principais obstáculos vivenciados pelas entrevistadas no exercício da gestão:  falta de envolvimento dos profissionais com o trabalho pedagógico; escassez de recursos materiais e financeiros; dificuldades de comunicação com o sistema municipal e insuficiência de vagas para atender as demandas. Entendemos que ao se explicitar os dilemas da gestão na educação infantil podemos contribuir para intensificar o debate sobre as problemáticas ainda presentes nesse campo de atuação.

 

Biografia do Autor

Laeda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Associado do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional e Programa de Pós Graduação em Educação – Linha de Pesquisa Formação de Professores e Prática Pedagógica - da UFPE. Bolsista de produtiviadade em Pesquisa CNPq Email: laeda@oi.com.br

Downloads

Publicado

2019-06-13

Como Citar

MACHADO, L. B. Gestão das instituições de educação infantil: dilemas da prática. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 21, p. 250–265, 2019. DOI: 10.22196/rp.v21i0.3938. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3938. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua