Gestão das instituições de educação infantil: dilemas da prática
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v21i0.3938Palabras clave:
Satisfação. Atendimento. Supermercado. Consumidor.Resumen
Este artigo apresenta alguns dos principais dilemas da gestão escolar em instituições públicas de Educação Infantil no município do Recife-PE. O texto resulta de uma pesquisa, de caráter qualitativo, que envolveu 10 (dez) gestoras de instituições de educação infantil da rede municipal. As profissionais foram ouvidas por meio de entrevista semiestruturada. O corpus, analisado com apoio da técnica de análise de conteúdo, indicou como principais obstáculos vivenciados pelas entrevistadas no exercício da gestão: falta de envolvimento dos profissionais com o trabalho pedagógico; escassez de recursos materiais e financeiros; dificuldades de comunicação com o sistema municipal e insuficiência de vagas para atender as demandas. Entendemos que ao se explicitar os dilemas da gestão na educação infantil podemos contribuir para intensificar o debate sobre as problemáticas ainda presentes nesse campo de atuação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.








