Gestão das instituições de educação infantil: dilemas da prática

Authors

  • Laeda Bezerra Machado Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v21i0.3938

Keywords:

Satisfação. Atendimento. Supermercado. Consumidor.

Abstract

Este artigo apresenta alguns dos principais dilemas da gestão escolar em instituições públicas de Educação Infantil no município do Recife-PE. O texto resulta de uma pesquisa, de caráter qualitativo, que envolveu 10 (dez) gestoras de instituições de educação infantil da rede municipal. As profissionais foram ouvidas por meio de entrevista semiestruturada. O corpus, analisado com apoio da técnica de análise de conteúdo, indicou como principais obstáculos vivenciados pelas entrevistadas no exercício da gestão:  falta de envolvimento dos profissionais com o trabalho pedagógico; escassez de recursos materiais e financeiros; dificuldades de comunicação com o sistema municipal e insuficiência de vagas para atender as demandas. Entendemos que ao se explicitar os dilemas da gestão na educação infantil podemos contribuir para intensificar o debate sobre as problemáticas ainda presentes nesse campo de atuação.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Laeda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Associado do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional e Programa de Pós Graduação em Educação – Linha de Pesquisa Formação de Professores e Prática Pedagógica - da UFPE. Bolsista de produtiviadade em Pesquisa CNPq Email: laeda@oi.com.br

Published

2019-06-13

How to Cite

MACHADO, L. B. Gestão das instituições de educação infantil: dilemas da prática. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 21, p. 250–265, 2019. DOI: 10.22196/rp.v21i0.3938. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3938. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Artigos Demanda Contínua