PAULO FREIRE
o caminhante da utopia nas transmetodologias, na hermeneuse compreensiva, ecosófica e diatópica
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v27.8432Palavras-chave:
Paulo Freire, Ser freiriano, Transmetodologia, Hermenêutica, Ecosofia-diatopíaResumo
Neste estudo, analisamos alguns resultados da linha de pesquisa: Paulo Freire: O Andarilho da Utopia nas Transmetodologias e promovemos a continuidade dos estudos sobre a crise planetária que se imbrica na educação. Por que o Legado Freireano é mais necessário do que nunca? Para isso, utilizamos o transmétodo da hermenêutica compreensiva, ecosófica e diatópica, passando pelos momentos analítico, empírico e proposicional. Na primeira, revisamos os resultados publicados e as necessidades que emergem em novas categorias como: Ser Freiriano. Nos momentos propositivos, essas excelências de Paulo Freire em transmetodologias carregam o legado de Jesus Cristo e herdam a linha: Paulo Freire: o andarilho da utopia em transmetodologias. Eles apoiam as posições cristãs de amor e fé de Paulo Freire para com os alunos e são concretizadas numa democracia profunda, que não foi nenhuma das patologias: comunista, socialista, humanista; ateísmos que atacam a natureza da vida. Mas sabemos que Jesus Cristo não agiu no mundo perfeito para nos libertar; mas liberta-nos em seu sacrifício na cruz para o perdão dos pecados, para que possamos levar uma vida cristã digna e santificada para Ele. Nisto, amor por todos; Esse amor que é mandamento, é solidariedade, compaixão, pensar primeiro no outro; e SERVIR.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.








