ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO NA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA
estruturação histórica e função formativa
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v27.8450Palavras-chave:
Política Educacional, Estágio, Formação de professoresResumo
Este artigo busca abordar a historicidade do Estágio Não Obrigatório, modalidade de estágio que frequentemente é esquecida nas pesquisas e discussões científicas da área da educação brasileira. A partir de levantamento e análise documental, busca caracterizar o desenvolvimento histórico dessa prática e sua consolidação nos cursos de formação de professores. Com ajuda de referenciais da área de formação de professores, apresenta um exercício descritivo capaz de indicar sua caracterização histórica e papel no processo formativo dos professores. A análise apresenta, como elementos conclusivos, seu surgimento nos cursos elitizados do sistema de ensino brasileiro, como Direito, migrando, com o passar dos anos, para outros cursos de formação em nível superior. Também apresenta progressiva e constante dificuldade de se estruturar como atividade específica, comumente confundida com as modalidades de estágio curricular, supervisionado e obrigatório. Sua especificidade legal e prática figura como um ganho recente e que ainda demanda estudos, normatizações e reconhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.








