POLITIZAR A TECNOLOGIA EDUCATIVA
recuperar a nossa soberania digital
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v27.8575Palavras-chave:
Soberania digital, Tecnologia educacional, EdTech, IA, Capitalismo digitalResumo
O capitalismo EdTech está definindo as novas políticas educacionais globais. As dinâmicas neoliberais estão se infiltrando nos sistemas educacionais por meio do discurso de uma inevitável digitalização do ensino, promovido com maior ímpeto pelas grandes empresas de tecnologia após o confinamento e a adoção forçada do ensino à distância durante a pandemia da COVID-19 em grande parte do mundo. Analisa-se como as BigTech estão impulsionando uma nova forma de governança digital no âmbito educacional, onde a colaboração público-privada se transforma, na realidade, em uma relação de subordinação do setor público ao privado. Além disso, questiona-se se esse modelo de gestão híbrida está fomentando um processo crescente de uberização na educação. Por fim, argumenta-se que a resposta não consiste em rejeitar a digitalização, mas em democratizar os recursos tecnológicos — “socializar a nuvem” — e transferir o controle dos meios de produção digital para a comunidade, como um passo essencial para uma verdadeira democracia digital na educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.








