PESQUISA E TRABALHO DOCENTE

repensando a docência e a prática pedagógica na Educação Infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7920

Palabras clave:

Pesquisa, Docência, Prática pedagógica, Educação Infantil

Resumen

Este artigo tem como objeto de análise a pesquisa e sua articulação com a prática pedagógica. Pensando o contexto neoliberal e suas influências nos direcionamentos das políticas educacionais para a Educação Básica, o objetivo desta investigação é apresentar a atividade de pesquisa articulada à prática docente como uma maneira de repensar a docência na Educação Infantil, visando pensar a função social da educação para além da técnica e da instrumentalização, pautando a prática pedagógica para uma educação emancipatória. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica onde, em um primeiro momento, buscou-se contextualizar a conjuntura sócio-política-econômica brasileira que atravessa a etapa da Educação Infantil e que impacta os processos formativos e as práticas escolares, para em seguida apresentar a pesquisa como uma possibilidade outra de se pensar a docência e a prática pedagógica na mencionada etapa, a partir da construção de criticidade, questionamento, reflexão e ética. Como considerações, afirma-se que a docência apresenta complexidades e diferentes contextos que a atravessam e que influenciam a prática pedagógica e, nesse sentido, apresentamos a articulação entre a atividade de pesquisa e a prática pedagógica como um caminho de resistência frente à descaracterização da função docente advinda dos ideários neoliberais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabiana de Oliveira dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC/UFRRJ). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior e Pesquisa em Educação (ESPE/UFRRJ). Email: fabianasantosoliveira1@gmail.com

Aline de Carvalho Moura, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Adjunta do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâeos e Demandas Populares. É lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior e Pesquisa em Educação (ESPE/UFRRJ) e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Epistemologia e Metodologia das Ciências. E-mail: licacmoura@hotmail.com 

Citas

AMÂNCIO, Ana Maria; QUEIROZ, Ana Paula de; FILHO, Antenor Amâncio. O programa de vocação científica da Fundação Oswaldo Cruz (Provoc) como estratégia educacional relevante. Revista nota de pesquisa, Rio de Janeiro, v.6, 1999.

ANDRÉ, Marli. Pesquisa, formação e prática docente. In: O papel da pesquisa na formação e prática dos professores. ANDRÉ, M. (Org.). Campinas, SP: Papirus, p.55-69, 2012.

ANDRÉ, Marli. A formação do pesquisador da prática pedagógica. Plurais revista multidisciplinar, Salvador, v.1, n.1, p.30-41, 2016.

ARCE, Alessandra. Compre o kit neoliberal para a Educação Infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professor reflexivo. Educação e Sociedade, n° 74, p. 251-283, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/VWpK5QqzkMzX9MrdJNHZRpM/?format=pdf. Acesso em: 18 de dez. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n° 2/2019. Brasília, DF, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 30 de nov. 2023.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. SP: ed. Boitempo, 2016.

DELORS, Jacques. (Org.). Educação: um tesouro a descobrir. Tradução: José Carlos Eufrázio. São Paulo: Cortez, 1998.

FERNANDES, Florestan. Capitalismo dependente e as classes sociais na América Latina. 3°ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.

GATTI, Bernadete Angelina; BARRETTO, Elba. Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. Disponível em : https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2019/04/Professores-do-Brasil-impasses-e-desafios.pdf. Acesso em: 5 de dez. 2023.

LÜDKE, Menga. A complexa relação entre o professor e a pesquisa. In: O papel da pesquisa na formação e prática dos professores. ANDRÉ, Marli. (Org.). Campinas, SP: Papirus, p.27-54, 2012.

MACEDO, Jussara Marques de. Organismos internacionais e formação docente de novo tipo: da educação para todos a todos pela educação. In: VIEIRA, Nívea Silvia; LAMOSA, Rodrigo. Todos pela educação?Uma década de ofensiva do capital sobre as escolas públicas. -1 ed- Curitiba: Appris, 2020.

MÉSZÁROS, István. Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

MOURA, Aline de Carvalho. O conceito de alienação e o processo de reprodução da sociedade na educação. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.12, n.3, p.411-422, 2020a. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/37078/23935. Acesso em: 4 de jan. 2024.

MOURA, Aline de Carvalho. Formação de professores e a introdução da atividade de pesquisa para a educação: uma experiência formativa com alunos do PARFOR. Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com a formação docente/ organização: Giseli Barreto da Cruz; Carmen Teresa Gabriel;Mônica Vasconcellos; Patrícia Bastos de Azevedo. p. 137-145, -1.ed.- Rio de Janeiro/Petrópolis: Faperj; CNPq; Capes; Endipe /DP et Alii, 2020b.

MOURA, Aline de Carvalho; LIMA, Joyce da Costa. Diálogos entre ensino e pesquisa: incentivo a pesquisa como atividade investigativa na educação básica. Revista Pedagógica, v.23, p.1-21, 2021. Disponível em; https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6052. Acesso em: 20 de dez. 2023.

PESCE, Marly Krüger de; ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de.; HOBOLD, Márcia de Souza. Formação do professor pesquisador: procedimentos didáticos. XI Congresso nacional de educação Educere, Curitiba, 2013.

PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortez, 2005.

SANTOS, Aparecida Tiradentes. Pedagogia do Mercado: neoliberalismo, trabalho e educação no século XXI. RJ: ed. Ibis Libris, 2010.

SANTOS, Franciele Soares dos; FIORESE, Gilmar; COMAR, Sueli Ribeiro. A meritocracia nas orientações internacionais: convergências e desafios para educação brasileira. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 22, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4626. Acesso em: 28 de dez. 2023.

SANTOS, Fabiana de Oliveira; LIMA, Joyce da Costa. Brincar e investigar: A relação entre a brincadeira e a atividade investigativa na Educação Infantil. XV Congresso Nacional de Educação Educere, Curitiba, 2021.

Publicado

2024-11-24

Cómo citar

DE OLIVEIRA DOS SANTOS, F.; DE CARVALHO MOURA, A. PESQUISA E TRABALHO DOCENTE: repensando a docência e a prática pedagógica na Educação Infantil. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e7920, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.7920. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7920. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Artigos Demanda Contínua